Como buscar um artigo pelo DOI?

Como o nome em inglês indica, o DOI (Digital Object Identifier) é um código alfanumérico que serve como identificador de objetos digitais, ou seja, ele assegura que os conteúdos com DOI serão encontrados na internet sem correr riscos dos links serem quebrados. Isso abre a possibilidade para a busca de artigos pelo DOI online.

Essa vantagem vem promovendo o DOI para que ele seja cada vez mais usado nas publicações acadêmicas, porém, engana-se quem acha que os benefícios param por aí.

O DOI é um código único, ou seja, a partir do momento que ele é inserido nas referências de um trabalho, artigo científico, preprint ou qualquer outro tipo de publicação, o Digital Object Identifier consegue evitar duplas citações ou citações incompletas, o que facilita a rotina dos editores que acompanham esses dados.

Apesar de muitas padronizações, como a ABNT, ainda não terem se adaptado ao uso de DOI, recomenda-se que se utilize apenas o link para deixar a referência menos poluída, já que o código alfanumérico é um link permanente e sem a necessidade de colocar data de acesso porque o link não vai se quebrar. Mas se lembre que ainda não existe padrão oficial definido em muitos modelos de citações, essa é apenas uma sugestão.

Com o DOI, os editores científicos e autores também têm a vantagem de acompanharem com mais precisão as métricas alternativas, aquelas que medem o impacto de uma publicação nas redes sociais. No entanto, normalmente isso só é possível quando o link contendo o DOI é compartilhado, então, fique atento a como incentivar mais pessoas a compartilharem e promoverem o debate dos seus trabalhos e artigos na internet via link do DOI.

Outra vantagem bem legal é que quando os pesquisadores têm acesso somente ao código, eles conseguem buscar um artigo pelo DOI. Ou seja, se por acaso o pesquisador tiver nas referências de uma publicação algum outro trabalho ou artigo citado que lhe interesse e que tem o código DOI ou casos em que se está lendo a versão impressa e quer chegar na versão eletrônica para compartilhar ou citar corretamente, é possível encontrá-lo tendo somente o código alfanumérico.

Pensando em ajudar as pessoas nessa tarefa, seguem algumas dicas para conseguir encontrar uma publicação tendo somente o DOI.

Onde encontrar o DOI de um artigo?

Se o seu trabalho estiver na plataforma Galoá Proceedings Indexados, é bem fácil encontrar o DOI de um trabalho. Primeiro, certifique-se que a organização contratou o depósito de DOI e individualizado por trabalho ou dos anais completos.

Observação: Caso não conste o símbolo do DOI no trabalho ou só conste DOI para os anais como coleção, não individualizado por trabalho, você não conseguirá buscar o trabalho pelo DOI porque o DOI  não existe na publicação. Certifique- que a organização contratou o depósito de DOI individualizado.

Confira no nosso passo a passo como encontrar DOI na plataforma Galoá:

1) Primeiro, encontre o evento de interesse, vamos usar como exemplo o VI SIMBTEC.

 

2) Perceba que logo quando você entra no evento há o ícone de DOI, confira se o código dele é o mesmo dos outros trabalhos ou não. No caso destes anais o código da coleção, o DOI é 10.17648/simbbtec-2017

3) Busque o trabalho de interesse pelos eixos temáticos ou trabalhos:

4) Agora basta conferir o número do seu trabalho no menu ou clicando no ícone de DOI:

Pronto, você encontrou o DOI em proceedings indexados no Galoá. No caso desse trabalho é : 10.17648/simbbtec-2017-80867 o que significa que não é o mesmo dos anais como coleção.

Caso você esteja em outras plataformas, provavelmente elas também destacam o código DOI das publicações, como no caso da Base SciELO.

Você encontra logo na busca o código dos artigos na base SciELO:

Ou abrindo o trabalho:

Ou ainda nas versões em PDF ou impressas, normalmente as revistas destacam o DOI em cada artigo:

Como buscar um artigo pelo DOI?

Agora que você sabe onde encontrar o código DOI da sua publicação, basta entrar no site da Crossref ou da DOI Foundation que você conseguirá encontrar a publicação original.

Vamos usar como exemplo o trabalho do SIMBTEC que mencionamos acima, o DOI é: 10.17648/simbbtec-2017-80867

No site da Crossref, clique na aba “Search Metadata” e insira o DOI:

Você será redirecionado para outra página contendo as possibilidades (se você procurasse pelo nome dos autores, por exemplo, poderiam vir várias publicações). Escolha a que lhe interessa, no caso do DOI será só uma opção:

Pronto, você está na publicação original a partir do DOI:

Se você entrar no site da DOI Foundation, encontrará o espaço onde inserir o DOI, ao submeter o código, automaticamente o site lhe redireciona para a página original do trabalho:

Pronto, você está na publicação original a partir do DOI:

Gostou das nossas dicas de como buscar um artigo pelo DOI? Tem outras dúvidas ou quer conhecer mais sobre o DOI? Então deixe sua sugestão através do formulário abaixo!


Utilize meu número de telefone para entrar em contato através do Whatsapp.