Como conseguir o DOI para anais de eventos?

Os anais de eventos são importantes publicações para disseminar os debates, análises e reflexões científicas que surgiram durante seu congresso, simpósio ou conferência. Hoje em dia, para que essa difusão seja maior ainda é extremamente necessário que os eventos depositem DOI (Digital Object Identifier) individualizado para seus anais ou proceedings. Esse é o tema deste texto, onde vamos abordar a importância de anais de eventos e como conseguir o DOI para a coleção e para trabalhos individualizados.

 

Por que devo publicar anais de eventos com DOI?

Antes de mais nada, devemos nos lembrar porquê é tão importante publicar proceedings, termo em inglês também usado para se referir os anais de evento no Brasil.

Essas publicações seriam uma forma de “ata” que apresenta os debates que aconteceram durante um encontro científico, técnico ou artístico. O nome em português “anais de evento” se refere ao termo em latim annales, pois muitos desses encontros acontecem com periodicidade anual.

Com o avanço das novas tecnologias, os anais científicos evoluíram para desempenharem seus papéis de difusores científicos da melhor forma possível. Assim, o que antes eram pesados livros distribuídos nas bibliotecas passaram a ser versões eletrônicas distribuídas em CDs e pen drives até meados dos anos 2000.

Atualmente, com redes de internet estáveis em grande parte do Brasil e do mundo e a demanda por um rápido acesso à informação, não faz mais sentido o custo e desigualdade de informação com a distribuição de pen drives e CDs contendo os arquivos, já que apenas algumas pessoas teriam acesso a esses materiais e muitas vezes poderiam nem acessá-los.

Uma solução interessante e cada vez mais crescente tem sido a publicação de anais online em plataformas que indexam esses arquivos. No Brasil, a maior delas é a plataforma Galoá Proceedings Indexados.

A divulgação dessas pesquisas de forma online realmente aumenta e torna presente a memória do evento, mostrando que ele continua agregando valor mesmo após a festa de encerramento. Porém, tem outros pontos que devemos nos preocupar: Cada vez mais todo tipo de informação está disponível na internet, como garantir que os anais de evento não se percam nesse emaranhado?

A resposta para garantir que os anais de evento não se percam na internet é com o depósito de DOI (Digital Object Identifier).

Benefícios em se ter DOI em anais de eventos:

O DOI é um identificador único permanente, uma tecnologia que surgiu para solucionar aqueles problemas chatos como quando queremos acessar um link em alguma referência e ele está quebrado ou o site saiu do ar.

Outros problemas que acabam sendo solucionados com o DOI é a questão de publicações duplicadas, pois somente um DOI pode ser depositado por publicação, o que facilita na contabilização das citações ou menções do trabalho nas redes sociais, calculado pelas métricas alternativas.

O DOI também é uma vantagem para os autores que podem divulgar suas pesquisas com mais segurança e até mesmo incluí-los em plataformas de registro da atividade acadêmica, como os currículos Lattes (saiba como inserir DOI no seu trabalho Lattes aqui).

As vantagens de ter o DOI para encontrar os trabalhos de anais de eventos com mais facilidade é reconhecida pelos organizadores de eventos, como descreve Phelipe Ruiz (Unicamp), organizador do 1° Workshop de Tecnologia de Processos e Sistemas Construtivos (TECSIC):

“O TECSIC optou por adotar a utilização do DOI individualizado para valoriza mais os trabalhos publicados nos anais do evento ao dar mais destaque e facilidade de acesso a eles. Ao procurar uma empresa para a realização desse depósito, deparamos com o trabalho do Galoá em outros eventos e gostamos da qualidade.” –  Engº Phelipe Ruiz (Unicamp)

 

Como consigo o DOI depositado em anais de evento?

A agência internacional responsável pelo depósito de DOI (Digital Object Identifier) é a Crossref, que realiza esse importante trabalho com intermédio de Sponsoring Publisher de confiança que são autorizadas por essa agência a depositarem DOI em diversos materiais científicos.

Uma dessas Sponsoring Publisher é o Galoá, que oferece uma solução rápida e prática para o depósito de DOI com a facilidade de realizar os pagamentos na moeda brasileira e com emissão de nota fiscal.

Um dos diferenciais da empresa é que além de entregar os DOIs depositados em até 48h, o Galoá ainda oferece todo o trabalho de concierge para os organizadores de empresa, ou seja, os organizadores não se preocupam com problemas técnicos, gestão do processo de depósito e com a burocracia, tudo isso fica a cargo do Galoá, que tem especialistas no sistema DOI.

Por isso que para depositar DOI em anais de eventos no Brasil ficou mais fácil. Basta os organizadores entrarem em contato com a equipe Galoá com a solicitação de suas demandas: Deseja prefixo próprio para compor o código e ajudar na identificação do evento? Quer depositar quantos DOIs?

Após esse contato, a equipe realizará um orçamento sem compromisso e orientará para os próximos passos na definição do sufixos que identificam cada peça. Após o acerto desses pontos, em 48h o DOI será depositado para permitir uma comunicação científica mais segura e eficaz entre seus congressistas.

Viu como o depósito de DOI é importante e fácil de se obter? Aproveite e converse mais conosco para tirar outras possíveis dúvidas. Sempre bom estar a par do que pode tornar seu evento cada vez mais lembrado para crescer mais e se manter como referência no campo acadêmico que atua.

Saiba mais sobre o DOI para proceedings preenchendo o formulário abaixo. 🙂


Utilize meu número de telefone para entrar em contato através do Whatsapp.