Qual é a estrutura de um ISSN, o código de publicações seriadas?

Sempre quando pegamos uma revista ou jornal qualquer, encontramos um código de barras na capa ou contracapa, até mesmo em periódicos científicos encontramos ao menos uma extensa sequência de números. Tanto o código, quanto essa sequência numérica se tratam do ISSN, um código de publicações seriadas, sendo que cada parte desses 8 dígitos tem um significado.

E é sobre essa estrutura que vamos conversar neste post, confira a seguir o que é o ISSN e qual é a estrutura desse código presente em anais de eventos, revistas, blogs, jornais, periódicos científicos e tantas outras publicações.

 

O que é ISSN?

ISSN significa International Standard Serial Number, ou seja, um código identificador padronizado e aceito internacionalmente para identificar quaisquer publicações seriadas. Por publicações seriadas, entende-se qualquer modelo que tenha frequência. Por exemplo, um jornal diário, uma revista semanal, um blog e até mesmo periódicos científicos e anais de eventos, quando sabemos que esse evento acontecerá com periodicidade.

Quando a publicação não é seriada, por exemplo um livro, ele receberá outro tipo de código identificador, no caso do livro é o ISBN (International Standard Book Number).

Outro código bem comum para quaisquer objetos que estejam disponíveis online é o DOI (Digital Object Identifier), ou seja, tanto um ebook quanto uma revista ou trabalhos individuais publicados em anais e artigos em periódicos digitais podem recebem esse terceiro código.

Porém, ao se receber um ISSN não se registra um ISBN e no sentido contrário também se aplica a mesma regra.

É extremamente importante entender que o ISSN é único para cada título, ou seja, se a publicação pode ter vários fascículos, o ISSN continuará o mesmo enquanto o título for o mesmo.

O ISSN só será diferente se uma mesma publicação estiver em suportes diferentes, por exemplo, está disponível tanto no formato impresso quanto online, cada uma dessas versões receberá um ISSN diferente.

O código ISSN é muito importante para catalogação dessas publicações, assim, em bibliotecas físicas e virtuais ou em diferente plataformas e livrarias se torna possível encontrar a publicação pelo ISSN, já que ele é único por publicação.

 

Qual é a estrutura do código ISSN?

O código ISSN é formado por uma sequência de 8 dígitos para identificar individualmente cada título de publicação. Isso é bastante útil quando existe a coincidência de títulos similares também, já que é possível compreender que cada um deles são publicações distintas.

O código é dividido por hífen em duas partes, sendo que cada uma fica com quatro dígitos.

Os 7 primeiros dígitos se referem ao título, distinguindo-o dos demais, e o último número é considerado o check digit, ou seja, o dígito verificador para conferir se a sequência realmente é um ISSN, ele é determinado por meio de um cálculo envolvendo os dígitos referentes ao título. O último dígito pode variar de 0 a 9 e também pode ser expresso pela letra X.

Por exemplo, o ISSN dos anais do CIDESPORT, indexado na plataforma Galoá Proceedings, é 2447-4894, sendo que o último número 4 é o dígito verificador se esse ISSN realmente existe (vale lembrar que hoje há sites que já fazem essa verificação automática).

Para chegar a esse dígito existe uma conta, basta somar a multiplicação dos primeiros 7 dígitos respectivamente por 8, 7, 6, 5, 4, 3 e 2. Depois dividir a soma por 11. O que sobrar será subtraído por 11 para chegar ao dígito de verificação, como podemos ver a seguir no exemplo do ISSN 2447-4894:

 

2×8 + 4×7 + 4×6 + 7×5 + 4×4 + 8×3 + 9×2

=  16 + 28 + 24 + 35 + 16 + 24 + 18

= 161

 

161/11 = 14 sobrando 7 ou seja, 14 + 7/11

11-7 = 4 que é o último dígito.

Observe que o valor restante é subtraído por 11 para gerar o dígito de verificação. Caso não haja resto, o dígito de verificação é 0.

O X é usado no caso do resultado final dar 10.

E assim é formado o código ISSN.

Gostou de saber como é a estrutura e cálculo para se obter uma sequência ISSN para sua publicação? Caso queira saber mais sobre os códigos de publicações, faça o download gratuito do nosso Guia Definitivo sobre DOI aqui.